quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Drenagem Linfática Manual

O que é a drenagem linfática?


Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta Dinamarquês Vodder, e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.

Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.

É uma massagem específica realizada com movimentos suaves, rítmicos, lentos e intermitentes que direcionam e estimulam o fluxo linfático.

A drenagem linfática exerce uma função importante em todo organismo, melhorando a circulação linfática, diminuindo a retenção hídrica (inchaço), auxiliando na eliminação de toxinas e melhorando a oxigenação celular e nutrição dos tecidos.



Por seus inúmeros benefícios, esta massagem é indicada para pessoas com retenção de líquidos, gestantes, pós-operatórios de cirurgias plásticas faciais e corporais, pessoas com problemas circulatórios, celulite, e como coadjuvante nos tratamentos de emagrecimento e gordura localizada, uma vez que estimula a eliminação de líquidos e toxinas, favorecendo a nutrição e oxigenação tecidual.



Deve ser realizada por profissionais devidamente treinados e habilitados com conhecimento de fisiologia e anatomia do sistema linfático, não deve de forma alguma causar dor nem hematomas e sim promover um relaxamento e sensação de bem-estar.

 

É recomendado o mínimo de 10 sessões para que se tenha um resultado visível.


Duração do procedimento: 1 h.